É preciso muita poesia na alma para encarar...
É preciso muita fé no ser humano para suportar...
É preciso muita luta interna para não desanimar...
E é preciso, antes de mais nada, ser um eterno aprendiz para só assim aprender a ensinar!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Equívocos

RUINAS

Nos equivocamos muito quando subestimamos pessoas, culturas, povos, religiões somente por serem diferentes das nossas…

Capitalismo x Socialismo

Sistema Capitalista
É o sistema econômico e social que surgiu na Europa na Idade Média e que sobrepôs lentamente a outros sistemas de produção, tornando-se predominante no século XVIII.
No Capitalismo a “burguesia” controla os meios de produção, o capital, a circulação e a distribuição dos bens. Os meios de produção são as máquinas, os equipamentos, as matérias-primas, as terras e a energia necessários à produção de bens ou mercadorias. O capital é um conjunto de meios de produção que são utilizados para a produção de um determinado bem ou serviço.
Divide-se em três fases distintas:
Capitalismo Comercial: Fase marcada pela expansão marítima européia (Grandes Navegações), que permitiu aos europeus tomarem contato com outros territórios até então desconhecidos e que se transformaram em importantes fornecedores de matérias-primas, metais preciosos e especiarias, além de consumidores de bens produzidos na Europa. O intenso comércio de mercadorias entre os séculos XV e XVIII possibilitou a acumulação do capital.
Capitalismo Industrial: Durante o capitalismo comercial, a acumulação de capital e as crescentes exigências do mercado consumidor levaram os donos de oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias. Essas inovações foram responsáveis pelo surgimento do que hoje chamamos como indústria. No século XVIII, ocorreu a chamada Revolução Industrial, caracterizada pela intensa utilização de máquinas movidas a vapor, pela divisão de tarefas como resultado da especialização do trabalhador e pelo trabalho assalariado. Como conseqüência ocorreu um grande aumento na produção de mercadorias o que multiplicou os lucros e elevou a concentração de capital. O comércio perdeu espaço para a industria, que se tornou a principal atividade econômica do sistema capitalista, do século XVIII até meados do século XX.
Capitalismo Financeiro: É a fase atual, caracterizada pelo regime de integração entre capital industrial e capital bancário, provocada pela incorporação ou criação de bancos, por parte das indústrias, ou o contrário a absorção das indústrias pelos bancos.
O capital deixou de pertencer exclusivamente às indústrias ou aos bancos e passou a ser chamado de capital financeiro. A moeda, que muitas vezes é virtual, circula principalmente por meio das Bolsas de Valores, que se constituem no centro do sistema capitalista.
Essa fase teve início no final do século XIX e sua consolidação ocorreu após a Primeira Guerra Mundial, quando empresas associadas a instituições financeiras aumentaram seu poder de influência.
Características do Capitalismo
Os principais aspectos que caracterizam o sistema capitalista são:
Propriedade privada dos meios de produção: Os meios de produção (bancos, supermercados, padarias, lojas, fábricas, terras, etc.) pertencem predominantemente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas. No entanto, em muitos países capitalistas o Estado também é dono de vários meios de produção, por meio das chamadas empresas estatais, que atuam principalmente nas áreas de fornecimento de água, energia elétrica, telefonia, mineração e refino de petróleo;
Economia de mercado: São as empresas que decidem como e quanto produzir e estabelecem o preço e as condições de circulação de mercadorias, de acordo com a lei da oferta e procura. A interferência do Estado é bastante restrita;
Lei da oferta e da procura: Os preços das mercadorias variam de acordo com a procura por parte do consumidor e a quantidade do produto em oferta;
Concorrência: Para obter maior rentabilidade as empresas buscam oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis, tentando conquistar mais consumidores. Para os consumidores é benéfica pois amplia as opções de compra;
Trabalho assalariado: O trabalhador recebe um salário por seu trabalho. A concentração de renda pelas classes proprietárias dos meios de produção promove uma clara divisão de classes e estabelece amplas desigualdades sociais, principalmente em países mais pobres;
Lucro: É o principal objetivo da organização da produção. Para aumentar o lucro, os donos dos meios de produção, procuram produzir suas mercadorias com menor custo possível. Isso se reflete na busca por matéria-prima mais barata e nos baixos salários pagos aos trabalhadores.
Sistema Socialista
Pode ser definido como um conjunto de doutrinas políticas, ideológicas e econômicas que propõe a construção de uma sociedade sem classes sociais e sem desigualdades. Defende a abolição da propriedade privada dos meios de produção e o fim da exploração de uma pessoa pela outra.
Para atingir esses objetivos o Estado passaria a ter total controle da produção, com o compromisso e o dever de garantir à população a distribuição racional e justa de bens e serviços, como saúde, educação, habitação, lazer, etc.
O socialismo prega a constituição de uma sociedade mais justa.
Os principais aspectos que caracterizam o sistema socialista são:
Estatização: As terras e os meios de produção devem pertencer ao Estado, que também passa a controlar e definir o salário dos trabalhadores;
Economia planificada: As atividades econômicas devem seguir uma planificação idealizada e executada pelo Estado, que decide o que e como produzir, visando atender às necessidades de bens e serviços de cada indivíduo;
Pleno emprego: Para executar suas várias funções e diminuir as desigualdades sociais, o Estado cria um imenso quadro de funcionários, garantindo emprego a todos. Favoreceu o surgimento de uma enorme burocracia nos países socialistas;
Relação Social: O objetivo era eliminar as diferenças sociais, mas o que se viu foi a obtenção de privilégios pelos dirigentes de Estado, em prejuízo do restante da população.
O primeiro país a adotar o socialismo como sistema socioeconômico foi a Rússia em 1917.
Em 1922 formou-se a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), constituída por 15 repúblicas socialistas e cujo poder central estava concentrado em Moscou, na Rússia. Após a Segunda Guerra Mundial outros países, principalmente do Leste Europeu, seguiram o mesmo caminho.
O socialismo instaurado não foi o mesmo idealizado. Na verdade, o regime socialista colocado em prática favoreceu uma classe de burocratas estatais, formada pelos dirigentes desses países.
Ao impedir o povo de participar das decisões provocaram grande insatisfação popular, o que os levou a reduzir ainda mais a liberdade de pensamento e de expressão. Ninguém podia se manifestar contra o governo socialista.
Após a segunda guerra mundial os EUA e a URSS surgiram como potencias econômicas e militares do mundo. Essas potencias vivam em sob sistemas sociais e econômicos opostos. De um lado os Estados Unidos, capitalista, e do outro a União Soviética, socialista, dando origem a uma ordem bipolar no mundo
Related Posts