É preciso muita poesia na alma para encarar...
É preciso muita fé no ser humano para suportar...
É preciso muita luta interna para não desanimar...
E é preciso, antes de mais nada, ser um eterno aprendiz para só assim aprender a ensinar!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Revolução Industrial

A Revolução Industrial foi ocasionada basicamente a partir do grande surto econômico que se fazia presente nas novas características da economia, em que os padrões da Idade Média foram sendo substituídos paulatinamente pelo capitalismo.
Passam a predominar na economia as figuras dos comerciantes, dos banqueiros e armadores. A mentalidade que passa a compreender a produção de acordo com a perspectiva capitalista, os grandes avanços tecnológicos da época se faziam presentes na produção, tendo isto, como resultado a maior produção em menores custos.
Com isso, grandes riquezas foram geradas, ao passo que uma grande camada urbana proletária se formava nas filas de trabalhadores que abandonavam o meio rural em direção às cidades, em busca de uma suposta melhoria do padrão de vida.
Algumas causas básicas que geraram as condições propícias à revolução industrial podem ser apontadas: a ansiedade dos capitalistas que procuravam novas oportunidades para converter suas riquezas excedentes; o avanço tecnológico, que permitiu a mecanização e, portanto, a otimização da produção; a política mercantilista, que pregava o aumento da produção de artigos manufaturados para fins de exportação, que assegurava uma balança comercial favorável.
Pode-se dizer que a revolução industrial foi um dos fatos mais marcantes da história do mundo moderno: a tecnologia passa a atuar gradativamente sobre todos os campos da produção, se estendendo à própria maneira de produção, como observa-se na divisão do trabalho.
A revolução industrial gerou todos os pressupostos para o desenvolvimento do capitalismo mundial tal e qual se apresenta na história contemporânea.

Bom dia…

cuidado com o nosso mundo

Que o dia seja produtivo e a semana repleta de realizações…

Related Posts